TEMA DO TRABALHO: Mafalda na sala de aula.
OBJETIVO: Produzir uma história em quadrinhos,
reconhecendo as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de
preconceito linguístico e das diversas formas de linguagens regionais,
analisando-se os “regionalismos” da língua.
HABILIDADES:
EF69LP05
Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes,
gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de
palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos
iconográficos, de pontuação etc.
EF69LP07
Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto
produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o
suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral, imagem estática ou em
movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse
contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e
do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão,
edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do
professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas,
fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância,
ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo
cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos
etc.
(EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
CDLS13 Expressar-se usando
tecnologias, assumindo a autoria das produções.
EF69LP55
Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de
preconceito linguístico.
EF69LP56
Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em
situações de fala e escrita nas quais
ela deve ser usada.
EF69LP56RS-2
Compreender os valores socialmente atribuídos às diferentes variedades
linguística.
EF09LP12RS-1
Reconhecer as diversas formas de linguagens regionais, analisando-se os
“regionalismos” da língua.
EF09LP12RS-4
Considerar a variação linguística como um fenômeno da língua viva.
OBJETO DE APRENDIZAGEM: História em quadrinhos.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Após a realização de atividades em sala de aula sobre variação e preconceito linguístico, os estudantes deverão produzir em dupla, no LIE, uma história em quadrinhos utilizando os recursos tecnológicos, através da qual abordem a questão do preconceito linguístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário