segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Criação de um Objeto de Aprendizagem



 

 

TEMA DO TRABALHO: Mafalda na sala de aula.


OBJETIVO: Produzir uma história em quadrinhos, reconhecendo as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico e das diversas formas de linguagens regionais, analisando-se os “regionalismos” da língua.

 

HABILIDADES:

EF69LP05 Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

EF69LP07 Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral, imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

CDLS13 Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria das produções.

EF69LP55 Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF69LP56 Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações  de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

EF69LP56RS-2 Compreender os valores socialmente atribuídos às diferentes variedades linguística.

EF09LP12RS-1 Reconhecer as diversas formas de linguagens regionais, analisando-se os “regionalismos” da língua.

EF09LP12RS-4 Considerar a variação linguística como um fenômeno da língua viva.

 

OBJETO DE APRENDIZAGEM: História em quadrinhos.

 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Após a realização de atividades em sala de aula sobre  variação e preconceito linguístico, os estudantes deverão produzir em dupla, no LIE,  uma história em quadrinhos utilizando os recursos tecnológicos, através da qual abordem  a questão  do preconceito linguístico.

Objeto criado por: Silvania Ramos Silva

Preconceito Linguístico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TIRINHAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Faça a leitura da tirinha abaixo para responder às questões que seguem:                                                                     ...