quarta-feira, 28 de outubro de 2020

PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS

 

Personagens

  • Mafalda: a personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 1960 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
  • Papá (Pelicarpo, 29 de Setembro de 1964): o pai trabalha numa companhia de seguros, adora cultivar plantas em seu apartamento e entra em crise quando repara na sua idade.
  • Mamã (Raquel, 6 de Outubro de 1964): típica dona de casa, não completou os estudos (por isso é vista como medíocre pela Mafalda), entra em conflitos com a filha quando prepara sopas e macarrão.
  • Filipe (Felipe) (19 de Janeiro de 1965): um sonhador que odeia a escola, mas que frequentemente trava intensas batalhas com sua consciência e seu senso nato da responsabilidade. Foi inspirado pelo jornalista Jorge Timossi, um amigo de Quino.
  • Manolito (Manuel Goreiro "Manelito") (29 de Março de 1965): o filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa, não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Representa o conservadorismo capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando.
  • Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi) (6 de Junho de 1965): uma menina fútil. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. É uma grande fofoqueira e egoísta, e sempre encontra um jeito de falar sobre o vizinho do irmão da cunhada de alguém.
  • Guille "Gui (Guillermo, "Guilherme") (1968): o irmão caçula da Mafalda, esperto para sua idade, é retratado como uma criança que começa a perceber o mundo.
  • Miguel "Miguelito" Pitti: amigo de Mafalda, um pouco mais jovem do que os outros. Filho único, com uma personalidade única, mas com um coração enorme. Miguelito tem dificuldade de compreender o que Mafalda pensa, sempre entendendo os conselhos de sua amiga de maneira literal. Além disso é um personagem egocêntrico, que parece achar que o mundo gira à sua volta.
  • Liberdade (Libertad) (15 de Fevereiro de 1970): uma minúscula menina. Todos fazem o comentário óbvio sobre seu nome. Gosta das coisas simples da vida e seus pais são jovens idealistas, a mãe é tradutora, o pai trabalha em um "empreguinho", por isso moram em um pequeno apartamento.
  • Burocracia: é a tartaruguinha dada por seu pai a Mafalda e Guile. Foi batizada por Mafalda por ser tão vagarosa, só aparece a partir do livro "as férias da Mafalda".

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Criação de um Objeto de Aprendizagem



 

 

TEMA DO TRABALHO: Mafalda na sala de aula.


OBJETIVO: Produzir uma história em quadrinhos, reconhecendo as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico e das diversas formas de linguagens regionais, analisando-se os “regionalismos” da língua.

 

HABILIDADES:

EF69LP05 Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

EF69LP07 Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral, imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

CDLS13 Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria das produções.

EF69LP55 Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF69LP56 Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações  de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

EF69LP56RS-2 Compreender os valores socialmente atribuídos às diferentes variedades linguística.

EF09LP12RS-1 Reconhecer as diversas formas de linguagens regionais, analisando-se os “regionalismos” da língua.

EF09LP12RS-4 Considerar a variação linguística como um fenômeno da língua viva.

 

OBJETO DE APRENDIZAGEM: História em quadrinhos.

 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Após a realização de atividades em sala de aula sobre  variação e preconceito linguístico, os estudantes deverão produzir em dupla, no LIE,  uma história em quadrinhos utilizando os recursos tecnológicos, através da qual abordem  a questão  do preconceito linguístico.

Objeto criado por: Silvania Ramos Silva

Preconceito Linguístico



segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Quem é Mafalda?





 Mafalda foi uma personagem criada em 1963 pelo cartunista argentino Quino, para fazer propaganda para uma empresa de eletrodomésticos. A empresa rompeu contrato com o jornal e a personagem só começou a aparecer em cartoon de verdade em 1964.

Quino apresenta a Mafalda como uma menina de 6 anos que questiona muito os adultos e odeia sopa. A personagem apresenta preocupação com a humanidade e a paz mundial, faz críticas à política e a valores humanos.

 Em 1973 o cartunista deixou de escrever sobre a personagem, porém os assuntos abordados nas tirinhas continuam atuais e muito usados em questões do ENEM por abordar questões filosóficas e reflexivas.

AS TIRINHAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Faça a leitura da tirinha abaixo para responder às questões que seguem:                                                                     ...